CARLOS GARCEZ

Monday 23 January 2017



(Imagem: André Garcez)



Uma pessoa gosta de viajar, logo gosta de aviões. Não. De facto, as premissas anteriores não levam a uma conclusão assim tão linear. Digamos que muitas pessoas que gostam de viajar, gostam também de aeroportos, de aviões e de tudo o que a este meio diz respeito, mas nem todas... Eu, por exemplo, considero-me uma verdadeira apaixonada por viagens, desde o momento em que começo a pensar no destino, passando por todo o processo inerente à deslocação em si (excepto a parte boring de fazer a mala!). Adoro aeroportos e, confesso, gosto muito de aviões! :)

Por isso, tornou-se um pouco inevitável que, depois do separador 'People' deste meu atelier digital ter sido inaugurado pela Maria Guedes - ela, que tem um pai ligado à aviação -, o meu próximo convidado fosse Carlos Garcez, um amigo de longa data da minha mãe, dos tempos de Angola, piloto de linha aérea de formação, e já há uns anos Comandante Sénior e de Longo-Curso da TAP.

Porque sim, tal como referi anteriormente, este espaço é feito de pessoas interessantes, de áreas diversas, mais anónimas ou menos, que me inspiram, que podem inspirar os outros, que de alguma forma acrescentam e têm algo a dizer.

Boa viagem!



(Imagem: Carlos Garcez)


Ser piloto de aviões sempre foi um sonho?
Sim! Desde que me lembro! Nunca concebi sequer a ideia de fazer outra coisa, já nasceu comigo! E tenho a sorte de fazer o que gosto.

O facto de teres nascido em África (que dita outra noção de espaço...) poderá ter tido alguma influência nesta escolha?
Curioso, teres falado em espaço! Quando se conversa sobre aviação, raramente alguém refere o espaço. Sim, o espaço está sempre presente no voo, parece-te ilimitado e dá-te a noção real da tua pequenez, reduz-te à tua insignificância e faz-te reconsiderar muitas vezes as tuas posições. Lá em cima, a mania das grandezas não tem lugar. Penso muito nisso nos meus voos. E sim, África é espaço a perder de vista! Gosto de espaço e acredito na influência que a terra que te viu nascer tem sobre ti… por isso, sim, a terra onde nasci e cresci terá influenciado a minha escolha.

Qual o papel da fotografia na tua vida? (Ao atentarmos na tua conta de Instagram, ou Facebook, percebemos perfeitamente, uma certa queda e gosto por esta arte...)
Sempre fui um contemplativo; em criança passava muito tempo deitado no chão junto a um formigueiro observando as formigas. Gosto de olhar para coisas que ninguém olha e gosto de reparar em coisas que ninguém repara, por vezes surpreendo as pessoas com isso ao atrair-lhes a atenção para um pormenor qualquer que está ali, mas ninguém viu. A fotografia é essencialmente saber olhar, o equipamento é secundário. O meu trabalho proporciona-me cenários e momentos absolutamente fabulosos, e porque aproveito o voo para observar coisas quando me é possível fazê-lo, por vezes tento captar um ou outro desses momentos para partilhar com as pessoas que não têm a sorte de estar onde eu estou e ver o que vejo. Tenho um filho fotógrafo profissional especializado em aviação e, por isso, a fotografia sempre andou muito lá por casa. Mas eu não tenho a veleidade de me considerar um fotógrafo, sou apenas um amador.

Qual a viagem da tua vida?
Austrália, sem dúvida!



(Imagem: Carlos Garcez)


Pensa rápido...


- Um país?
Angola.

- Uma cidade?
Barcelona.

- Uma estação do ano?
Verão.

- Mar ou rio?
Ambos.

- Um medo?
Todos temos medo, quem diz que não tem está a mentir! O medo é o que te faz andar para a frente, por isso os meus medos são iguais aos de toda a gente…

- Uma qualidade e um defeito teus?
Justiça e teimosia, respectivamente.

- O que não suportas nos outros?
Superioridade. E "chico-espertismo"! Isso tira-me do sério!

- Impresso ou digital?
Ambos, senão o mundo moderno ultrapassa-nos! Mas o impresso será sempre essencial!

- Campo ou cidade?
Campo.

- Se fosses um animal, qual serias?
Corvo.

- Uma comida?
Mão de vaca com grão!!

- Uma bebida?
Black Label.

- Amanhecer ou anoitecer?
Ambos, um não vive sem o outro!

- Voar ou nadar?
O que achas?

- Uma paixão?
Aves.

- Não sais de casa sem...
Um canivete no bolso.

- Uma pessoa que admires...
Duas: Nelson Mandela e Bruce Lee.

- Que dom gostarias de ter?
Ui, tantos…

- Carro ou moto?
Moto.

- O que levarias para uma ilha deserta?
O meu canivete!!

- Uma música (ou estilo musical)?
Rock Progressivo e Música Clássica.

- Um filme?
The Deer Hunter.

- Uma cor?
Preto.

- Peça de roupa preferida?
Nenhuma em especial.

- Um sonho?
Voar no Espaço.

- Lema de vida...
"Using no way as way, having no limitation as limitation" (Bruce Lee)

- Felicidade é...
Tentar encontrá-la…

- Qual a pergunta que gostarias que tivesse sido feita nesta entrevista?
Aquela que ficou por fazer...



(Imagem: Carlos Garcez)


Agradecimentos: ao Carlos Garcez, que entre céu e terra, entre um voo e mais outro, conseguiu responder às minhas curiosas questões em tempo record :) Obrigada, mais uma vez!





GuardarGuardar

1 comment: